6 Dicas Para Conseguir Backlinks de Qualidade (Comprovado)

Conseguir backlinks de qualidade é uma das coisas mais importantes (Alias, são muitas, afinal, SEO é a implementação de várias estratégias, e não de algo específico) é o link building externo, ou seja, a construção de links para seu blog a partir de outros blogs e sites. ou seja

No artigo de hoje, veremos algumas dicas funcionais para se conseguir backlinks de qualidade para os nossos projetos, e assim, conseguir alcançar melhores posições nos mecanismos de busca.

conseguir-backlinks-de-qualidade-2

Quantidade x Qualidade

Nas últimas atualizações do Google muito se falou que links externos não eram mais importantes para ranquear um blog, mas a verdade é que links de má qualidade deixaram de ser importantes, e não links externos como um todo.

Vamos a um exemplo: Cada link que você recebe é como se um amigo estivesse recomendando o seu blog como algo positivo, ou seja, que tenha qualidade.

Se o seu amigo for desonesto, não tiver credibilidade, possivelmente aquele link não surtirá efeito algum no seu posicionamento, porém, se o seu amigo for uma pessoa honesta e possuir boas referências no mercado, é quase certo que aquele link te ajudará no futuro.

Por isso, mais importante que a quantidade de links, com certeza é a qualidade de cada um desses links.

Não é uma regra, mais o ideal é que o blog que esteja linkando para você possua esses requisitos:

  • Não praticar blackhat (Falarei sobre isso no futuro);
  • O blog precisa ter certo tráfego.
  • Possuir certa autoridade no assunto, não precisa ser o top 01, porém, tem que ser bom naquilo que fala.

Conseguir backlinks de qualidade de fato não é algo fácil, porém, quando feito da forma correta, pode, e vai trazer excelentes resultados em médio a longo prazo.

Agora que você sabe a importância de links de qualidade e que os mesmos não são fáceis de conseguir, quero te apresentar 12 formas de você conseguir esses benditos links e assim começar a sua caminhada dentro do amplo mercado de otimização de sites ou para os mais íntimos o SEO.

# 01 – Conteúdo

Quando estamos trabalhando com SEO ouvimos muitas mentiras que às vezes acreditamos justamente pelo nível de expertise que nos falta na área.

Não sei exatamente qual o seu nível em questões de SEO, mas se já pesquisou sobre isso, já deve ter lido que “Conteúdo de qualidade” é importante para o SEO.

Sem um conteúdo de qualidade, não adianta conseguir links, afinal, quem vai linkar de forma natural para um conteúdo pobre? Ninguém né?

Você que pretende trabalhar como afiliado, precisa pensar em longo prazo, e entender que fazer SEO da forma correta é importante.

Como criar um bom conteúdo?

Aqui mesmo no blog eu tenho diversos artigos e uma categoria exclusiva sobre criação de conteúdo, porém, eu gosto de afirmar que um bom conteúdo segue três regrinhas básicas:

  • Repassa informações úteis e que realmente vão ajudar os visitantes de alguma forma;
  • Tem que ser um conteúdo bem organizado para facilitar o consumo desse conteúdo;
  • Tem que ser otimizado para os mecanismos de busca, afinal não podemos nos preocupar somente com os backlinks certo?

Siga esses três passos e você vai criar um conteúdo tão bom que certamente vão aparecer links apontando para ele.

O que escrever?

Certo, que tipo de conteúdo posso estar desenvolvendo para a minha audiência? Bom, você pode realizar / criar:

  • Entrevistas: As pessoas adoram entrevistas… Sua audiência com certeza gostará bastante, fora que isso ocasionará em backlinks do entrevistado para com o seu blog.
  • Listas: Artigos em forma de lista fazem bastante sucesso, as pessoas adoram esse tipo de artigo. Tipo, 05 formas de perder a barriga em uma semana, 108 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer para estourar no empreendedorismo digital (86 delas são grátis).
  • Tutoriais: Artigos que ensinam a fazer algo também são muitos interessantes.
  • Reviews: Quando você quer saber algo sobre determinada ferramenta ou curso, você recorre a esse tipo de artigo, ou seja, procura detalhes do mesmo e procura averiguar se vale a pena ou não o investimento.
  • Controvérsia: Artigos controversos fazem o maior sucesso na internet. Escolha um assunto que você domina e que vá de forma contrária a opinião das pessoas do seu nicho, defenda o seu ponto de vista e mensure a quantidade de links que o seu material receberá de acordo com o passar do tempo.

Fora tudo isso, você pode utilizar a UDEMY para gerar ideias de novos conteúdos para o seu blog.

Com o conteúdo criado e esse sendo de qualidade, fica muito mais fácil colocarmos os próximos passos em ação.

# 02 – Técnica do Arranha-Céu

técnica arranha-céus-logo

Essa técnica consiste em você redigir um conteúdo mil vezes melhor do que o da sua audiência.

Porém, não basta apenas escrever um conteúdo melhor, é preciso descobrir de forma sistêmica os melhores conteúdos da internet e tentar fazer algo melhor que esses. Geralmente eu sigo esses pequenos passos:

  1. Encontrar os melhores conteúdos da internet no seu nicho e aqueles que possuem uma maior quantidade de backlinks;
  2. Fazer algo muito melhor do que o conteúdo encontrado;
  3. Entrar em contato com as pessoas certas para divulgar o seu artigo.

Com essa técnica as suas chances de figurar no topo e conseguir muitos backlinks aumentam exponencialmente.

# 03 – Guest Posts

Ainda utilizada por muita gente, essa técnica se mostra eficiente no quesito conquista de links e construção de autoridade no mercado.

Para os que desconhecem essa técnica, ela basicamente consiste em: publicar artigos escritos por você em outros blogs, assim, inserindo links para o seu projeto dentro desse conteúdo. Você basicamente publica um post em um blog como se fosse realmente um convidado.

Você dá o conteúdo e em troca recebe muitas vezes os itens listados abaixo:

  • Autoridade: Quando você escreve bons conteúdos em outros blogs, quem ler vai querer saber mais sobre você. Isso reforça sua autoridade no mercado aumentando o número de pessoas que acompanham o seu trabalho;
  • Backlinks de qualidade: O melhor dessa estratégia eu diria que é a conquista dos backlinks;
  • Tráfego: Ao publicar seu artigo em um blog de terceiro, possivelmente você atrairá visitantes daquele blog para o seu projeto, isso acarreta em um tráfego crescente para o seu negócio;

Como achar sites e blogs relevantes para publicar meus artigos?

Existem basicamente duas formas bem fáceis de encontrar sites relevantes para a pratica do Guest Post:

  1. Google: Pesquise no Google por sites do seu nicho e tente contatar o administrador para uma possível parceria por meio de Guest Post. Se o seu nicho é de emagrecer, procure por termos: como emagrecer em um mês, como emagrecer de forma saudável;
  2. Networking: Conheça o máximo de pessoas que puder e faça amizades que agreguem valor para sua vida como empreendedor. Ao praticar networking, ficará muito mais fácil encontrar sites relevantes para se escrever e publicar os seus artigos.

Veja como você pode encontrar esse tipo de site:

Dirija-se ao Google e comece a realizar as seguintes consultas:

  • “Guest Post”;
  • “Escreva para nós”;
  • “Aceitando guest post”;
  • “Enviar guest post”;
  • “Contribuir para o nosso site”;
  • “Enviar artigo”;
  • “Autor convidado”;

Você também pode usar o operador coringa (*) para expandir seus resultados. As strings de pesquisa mostradas anteriormente devem ser colocadas entre aspas duplas, justamente para mostrar a pesquisa exata de acordo com a palavra buscada.

guest post marketing digital

O operador * ajudará a retornar resultados de pesquisa ligeiramente diferentes, sem sacrificar a relevância.

# 04 – Construção de infográficos

infograficos-e-backlinks-de-qualidade

Construir e disponibilizar infográficos tem se tornando uma das técnicas mais eficientes para conseguir backlinks de qualidade.

Apesar de ser bastante trabalhoso ou “caro” de se fazer, os infográficos assumem um papel muito importante para quem deseja se destacar no marketing de conteúdo e geração de tráfego.

Se você não possui um orçamento para construção desse tipo de material, você pode criar seu próprio infográfico usando uma ferramenta gratuita, como, por exemplo, o Piktochart ou Infogr.am.

Independentemente do nicho, seu infográfico deve atender aos seguintes critérios:

  • Design digestível: Destaque o conteúdo em uma estrutura hierárquica que flui e é facilmente escaneável para o leitor.
  • Mantenha-o simples: Seja um minimalista. Use imagens, setas direcionais e espaço em branco para criar conexão e fluxo. Restrinja sua paleta de cores e foque em um estilo para imagens e gráficos.
  • Dados: Torná-lo acionável ou estatístico.
  • Tamanho: Limite o comprimento do seu infográfico para mais ou menos 1500 pixels. Isso evitará um tempo de download muito alto.
  • Fontes: Sempre cite todas as fontes que você faz referência em seu infográfico.

Depois de criado, você pode começar a explorar as opções de construção de links com esse tipo de material:

1. Enviar para sites de apresentação de infográficos

Você pode utilizar os sites abaixo para submeter o seu infográfico:

Fora os links mostrados acima, você pode procurar no Google por outros lugares que aceitam a submissão desse tipo de conteúdo.

2. Promova o seu infográfico

Promova o infográfico 2-3 vezes (com pelo menos 02 horas de intervalo) a cada dia no Twitter por uma semana. Poste no Facebook a cada duas semanas no primeiro mês após a publicação.

# 05 – Guias definitivos

Você já deve ter visto por ai muitos conteúdos com títulos do tipo “Guia definitivo para seduzir a mulher dos seus sonhos”, “Como divulgar produtos do Hotmart – O guia absurdamente completo“, entre outros.

Pois é, esse tipo de conteúdo geralmente recebe muitos links apontando para eles. Eu vejo que existem dois motivos bem simples para isso acontecer:

  • O conteúdo é top e realmente pode ser considerado um guia definitivo sobre aquele assunto;
  • As pessoas simplesmente olham para aquilo e pensam “Legal, ele não deixou buraco nenhum para que eu possa criar um conteúdo sobre isso” e isso acaba levando as pessoas a simplesmente te referenciarem quando precisarem falar sobre aquele assunto.

Enfim, você deve ter visto que até o momento são dicas aplicáveis, porém, nada fáceis de serem colocadas em prática.

A maioria delas são trabalhosas e exigirão um pouco de foco e comprometimento para serem colocadas em prática. Mas acredito que você já esteja ciente disso não é verdade?

Dando continuidade…

# 06 – Recompensa digital

Uma das coisas mais comuns em nosso nicho é a famosa criação da isca digital ou recompensa digital para os mais íntimos.

A ideia aqui é bem simples: Criar uma recompensa digital tão boa, com tanta qualidade, que as pessoas vão se sentir obrigadas a compartilhar sua recompensa com outras pessoas.

Lógico que isso vai envolver bastante trabalho de sua parte, mas como falei mais acima, quem disse que iria ser fácil conquistar backlinks de qualidade?

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *